Instruções aos Autores RCJ

Os pesquisadores interessados em publicar na Revista Culturas Jurídicas deverão preencher cadastro na Plataforma SEER/OJS, indicando a opção AUTOR.

Ao submeter qualquer tipo de material para avaliação e publicação, seus autores automaticamente transferem seus direitos autorais para a RCJ e assumem a responsabilidade pelo conteúdo dos respectivos textos. Portanto, o Conselho Editorial na RCJ exime-se de qualquer responsabilidade sobre o teor (opiniões e dados) apresentados no material disponibilizado. Todo o conteúdo publicado na RCJ é de caráter gratuito, sendo autorizada a sua reprodução parcial unicamente se realizada a citação da fonte.

Nos casos em que os textos submetidos demandem a elaboração de parecer de comitê de ética, este documento será imprescindível para a aprovação pelo Conselho Editorial e publicação pela RCJ.

Serão aceitos para publicação somente trabalhos inéditos, na versão original, nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês ou italiano.

A formatação dos textos deverá seguir os parâmetros abaixo indicados:

- Formato Word 97 ou superior (extensão “.doc”);

- A íntegra do texto e eventuais anexos (gráficos, tabelas, figuras etc.) deverão observar as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (www.abnt.org.br), nos seguintes moldes:

- Parâmetros: (i) artigos, ensaios e traduções: 15 a 25 páginas; e (ii) resenhas, memórias históricas, resumos de dissertações/teses e notas sobre legislação: 10 a 15 páginas;

- Margens: esquerda e superior 3,0 cm; direita e inferior 2,0 cm;

- Fonte: Times New Roman – texto 12; citações com entrada e notas de rodapé 10;

- Espaçamento: entrelinhas 1,5; entre parágrafos 0 pts; entre título e texto – uma linha; entrelinhas das notas de rodapé 1,0; início do parágrafo 1,5 cm; citação com entrada: 4,0 cm de recuo e entrelinhas 1,0;

- Título em português e inglês, fonte Times 12, negrito, letras em caixa-alta, texto justificado. Em caso de língua estrangeira, deverá ser indicado o título no idioma original e em português;

- Resumo e palavras-chave nos mesmos idiomas do título. O resumo terá como limite 150 palavras, não consistindo em reprodução de trecho da introdução, e serão 5 as palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Fonte Times 12, texto justificado, entrelinhas 1,0; entre parágrafos 0 pts;

- Os textos dos artigos científicos e ensaios deverão conter introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

- As referências bibliográficas deverão obedecer as normas da ABNT – NBR 6023/2002 e ser apresentadas após a conclusão, com alinhamento à esquerda, em fonte Times 12, espaçamento entrelinhas 1,5.

- Eventuais anexos deverão constar após as referências bibliográficas.

- Citações: formato autor/data, no corpo do texto. Exemplos: “(...) em termos de estagflação (HARVEY, 2004, p. 58), considera-se que (...)”; e “Como afirma David Harvey (2005, p. 182), ‘entre direitos iguais, a força decide’”.

- Conteúdo mínimo esperado para os artigos científicos: (i) Introdução: delimitação do objeto, relevância/justificativa, objetivos e metodologia; (ii) Desenvolvimento: apresentação e exame dos problemas e hipóteses de pesquisa, com a utilização de dados e/ou bibliografia nacional e estrangeira em nível de pós-graduação; e (iii) Conclusão: exposição dos resultados finais ou parciais da pesquisa, considerando a proposta inicial do artigo, não sendo considerada a mera recapitulação dos temas abordados.



ISSN: 2359-5744